quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fórlan faz dois, Uruguai quebra tabu e fica perto das oitavas

Autor de dois gols na partida, Fórlan assumiu a artilharia da competição com três tentos

Autor de dois gols na partida, Fórlan assumiu a

artilharia da competição com três tentos.

Nesta quarta-feira, o Uruguai jogou melhor, apertou os 90 minutos e venceu a África do Sul por 3 a 0. Com o triunfo, os sul-americanos conquistaram a primeira vitória na Copa 2010 e encerraram um jejum de vitórias que perdurava 20 anos - o último resultado positivo foi em 1990, na Alemanha.

Após empatarem na primeira rodada, África do Sul e Uruguai começaram a todo vapor a partida. A Celeste Olímpica, mais tranquila em relação à estreia diante da França, mostrou-se mais consistente e perigosa, sobretudo com a bola no chão.

Já os Bafana Bafana, embalados pelos fanáticos torcedores, apostaram em chutes de longa distância. Herói no primeiro jogo contra o México, o meio-campista Tshbalala era o que mais arriscava.

Dispondo de atacantes rápidos como Luis Suárez e Fórlan, o selecionado bicampeão do mundo (1930 e 1950) abriu o placar aos 23 minutos da primeira etapa. O filho do ex-são-paulino Pablo Fórlan ajeitou e acertou um belo chute de fora da área. A bola ainda desviou no zagueiro Mokoena para balançar as redes do goleiro Khune, que nada pôde fazer.

Mesmo com o tento, os uruguaios continuaram encurralando os donos da casa, os quais passaram a ter dificuldades até para sair de seu campo de defesa.

Em outro lance de perigo do primeiro tempo, Suárez levou para dentro da área, limpou o zagueiro e chutou com perigo na rede pelo lado de fora.

Na volta dos vestiários, o Uruguai continuou impondo um ritmo forte e pressionando o time africano. Logo aos sete minutos, após lance rápido de Suárez, o time de Oscar Tabarez pediu pênalti, mas não foi atendido pelo juiz suíço Massimo Busacca.

Pouco efetiva, a seleção sul-africana, insistindo em ligações diretas, não conseguiu chegar com perigo à meta do arqueiro Muslera, que teve pouco trabalho durante todo o duelo.

Aos 30 minutos da etapa complementar, a seleção celeste foi premiada. Suárez cortou o goleiro Khune (que foi expulso no lance) e foi atingido. Pênalti para os uruguaios. Fórlan converteu, deixou seu time perto das oitavas de final e os sul-africanos perto de serem os primeiros anfitriões a caírem na primeira fase. Foi o terceiro gol do camisa dez, que se isolou na artilharia da competição com três gols.

Nos acréscimos, ainda sobrou tempo para o Uruguai ampliar. Após cruzamento de Suárez, Álvaro Pereira concluiu, fez 3 a 0 e fechou o caixão em Pretoria.

Com poucas chances de classificação, o brasileiro Carlos Alberto Pereira, participando de seu sexto Mundial, terá duas dores de cabeça para a partida contra a França. O volante Dikgacoi tomou o segundo cartão amarelo e desfalcará a equipe anfitriã e o golerio Khune cumprirá suspensão automática pela expulsão.

Líderes provisórios do Grupo A (considerado o grupo da morte), os uruguaios fecharão sua participação na primeira fase contra o México, na próxima terça-feira, às 11h (de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário