quarta-feira, 16 de junho de 2010

Chile quebra tabu de 48 anos ao vencer Honduras

Crianças, adolescentes e até adultos no Chile assistiram pela primeira vez uma vitória de seu país na Copa do Mundo. Depois de 48 anos, o país sul-americano obteve um triunfo na competição. A vítima: Honduras, derrotada nesta quarta-feira por 1 a 0, no estádio Mbombela, em Nelspruit.

A vitória anterior dos chilenos na Copa foi registrada em 1962, na decisão do terceiro lugar da competição que atuou com anfitrião. O país vinha de um jejum de 13 partidas sem um resultado positivo no torneio.

Durante os 90 minutos, os chilenos se destacaram pelo toque de bola eficiente. Valdívia, Fernández e Sanchez conseguiram envolver os defensores de Honduras principalmente no momento em que se movimentavam pelo gramado.

Agora, o Chile aguarda o confronto entre Espanha e Suíça para conhecer a posição final no grupo H nesta quarta-feira. Os sul-americanos são cotados para brigar com os suíços pela segunda vaga da chave. Os espanhóis são os favoritos à liderança.

Na próxima rodada do grupo H, no dia 21 (segunda-feira), o Chile joga contra a Suíça, em Porto Elizabeth. Honduras, por sua vez, não pode fugir da pedreira: a Espanha em Johanesburgo.

O Jogo - Responsável pela criação chilena, Valdívia iniciou a partida disposto a assumir a responsabilidade. Logo aos dois minutos, o eterno ídolo dos palmeirenses gingou na frente de um zagueiro e sofreu falta na entrada da área. Fernández arriscou uma cobrança cheia de curva e mandou por cima.

O Chile demonstrava superioridade em campo por conta de uma qualidade rara na atual Copa do Mundo: um toque de bola agradável. Assim, chegou ao ataque com perigo em três oportunidades, mas Espiniza, Valdíva e Vidal não aproveitaram.

Valdívia liderou Chile na vitória diante de Honduras, na abertura do grupo H do Mundial

Aos 32 minutos, os sul-americanos finalmente abriram o placar. Em uma bela jogada pela direita, Isla cruzou rasteiro para a pequena área e viu Beausejour dividir com Mendoza. No bate-rebate, a bola acabou nas redes do goleiro Valladares.

Para Honduras, restava apostar em um erro do Chile ou nas jogadas de bola parada. Pouco antes do intervalo, o goleiro Bravo teve a sua primeira participação em campo ao desviar a cobrança de falta de Nuñez.

No segundo tempo, Honduras passou a ter mais posse de bola e, ainda assim, pouco criava. O Chile, em contrapartida, era mais objetivo. Aos 17 minutos, Valdívia deixou Sanchez em condição de marcar, porém o arremate foi longe.

Dois minutos depois, Valladares mostrou que os goleiros da Copa do Mundo também sabem fazer defesas inacreditáveis. Ágil, ele salvou a cabeçada de Ponce na pequena área e foi o responsável por sua equipe perder pela diferença mínima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário