quarta-feira, 16 de junho de 2010

Federação Portuguesa de Futebol argumenta falta de critério da arbitragem na punição ao atacante

Por meio de seu site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou ter solicitado à Fifa a anulação do cartão amarelo recebido por Cristiano Ronaldo aos 20 minutos do primeiro tempo do empate em 0 a 0 com a Costa do Marfim, na última terça-feira. A punição, imposta pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda, ocorreu após o atacante luso ter sofrido falta de Demel, não assinalada, e trocado empurrões com o jogador adversário.

De acordo com a entidade, houve falta de critério na aplicação dos cartões, já que Demel teria cometido falta e em seguida provocado Cristiano Ronaldo, recebendo o amarelo. A mesma punição foi dada ao português, que sofreu a infração, mas envolveu-se na confusão e chegou a xingar o jogador da Costa do Marfim com palavrões em inglês.

Caso a punição seja mantida, Cristiano Ronaldo ficaria fora da partida contra o Brasil caso receba um cartão amarelo diante da Coreia do Norte, em jogo da próxima segunda-feira, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo.

Confira o comunicado emitido pela FPF:

Aos vinte minutos da primeira parte, o internacional português foi rasteirado e empurrado à entrada da grande área da selecção da Costa do Marfim. Assim que se levantou, foi rodeado por jogadores adversários, tendo sido empurrado e insultado.

Apesar das provocações, Cristiano Ronaldo aceitou, sem reclamar, o facto de o árbitro não ter assinalado falta disciplinar contra esses jogadores, a qual se impunha nos termos das Leis de Jogo.

Após esta situação, o "capitão" luso apenas se procurou afastar daqueles jogadores. O árbitro decidiu mostrar cartão amarelo ao número 7 da Selecção Nacional e a um jogador da Costa do Marfim.

Perante os factos apresentados verifica-se uma disparidade na amostragem dos cartões, uma vez que o jogador africano, que rasteirou e agrediu o jogador português, foi advertido com cartão amarelo e o jogador português, que apenas tentou afastar-se da situação foi igualmente admoestado.

Nessa conformidade, a FPF enviou o pedido de despenalização do cartão amarelo exibido a Cristiano Ronaldo uma vez que não houve qualquer motivo para a referida acção disciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário