terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Felipe Massa - Biografia

Felipe Massa

Nome completo
Felipe Massa
Nascimento
25/04/1981
Local
Brasil
Altura: 1,66
peso: 59
Equipe
Ferrari
Estréia
2002 - Sauber
Site oficial
http://www.felipemassa.com.br/

Infância
Em sua infância quando tinha apenas oito anos de idade encontrou seu então ídolo Ayrton Senna e pediu-lhe um autógrafo — que foi negado por Senna. A partir desse episódio, Massa passou a torcer por Nelson Piquet.

MASSA –“Eu era um menino de sete ou oito anos e vi Ayrton no bar de um iate club. Me aproximei para pedir um autógrafo e ele recusou. Fiquei muito mal. Depois, passei a torcer pelo Nelson, mas, sobretudo, aprendi uma verdadeira lição de vida: jamais recusar uma palavra a uma criança porque para ela você sempre será um exemplo”.

Carreira

A sua carreira começa no kart, tendo entrado pela primeira vez numa competição em 1990, onde ficou com um 4º lugar, na corrida de Micro Kart de São Paulo. Conquistou depois um 6º lugar em 1991 e um 3º em 1993. Estreou-se no campeonato Brasileiro de Chevrolet em 1998, tendo logo no seguinte ano se sagrado campeão da modalidade. Em 2000 sagrou-se campeão da Fórmula Renault Italiana e Européia, e em 2001 subiu mais um degrau ao sagrar-se campeão de Fórmula 3000, ainda com uma prova por disputar antes do fim da temporada. Nesse mesmo ano testa pela Sauber Petronas, equipa da F1, em Mugello.
Estreou-se no campeonato de Formula 1, em Março de 2002, apenas com 20 anos, no GP da Austrália pela suíça Sauber Petronas. O brasileiro arrecadou apenas 4 pontos nessa temporada, mas demonstrou ser um piloto bastante veloz.
Finda a temporada, Peter Sauber, presidente da Sauber Petronas, aconselhou Felipe a juntar-se à Ferrari, como piloto de testes. E assim aconteceu; em 2003 Massa era piloto de testes da gigante italiana.
Voltou em 2004 à Sauber, onde teve como companheiro de equipa Giancarlo Fisichella, e onde conquistou 12 pontos. Este contrato alargou-se por mais um ano. Em 2005 como colega tinha agora Jacques Villeneuve e obteve 11 pontos, acabando a sua ligação à Sauber na mesma altura em que Peter deixava a direcção.


Ferrari

Em 2006 Felipe Massa conquistou o seu lugar na Ferrari, com a saída de Rubens Barrichello para a Honda. O brasileiro teria assim como parceiro de equipa o alemão Michael Schumacher. Estando numa grande escola e também tendo um excelente mestre, Massa mostrou-se um óptimo aluno, ao conseguir duas vitórias (Turquia e Brasil), três poles e uma volta rápida.
2007 foi igualmente um excelente ano, conquistando 3 vitórias (Bahrein, Espanha e Turquia), 6 poles e 6 voltas rápidas, não conseguindo arrecadar o campeonato devido também em parte a problemas mecânicos em momentos decisivos.
Felipe Massa terminou em segundo lugar no Mundial de F1 de 2008, a um ponto do campeão Lewis Hamilton. O título foi decidido na última corrida da temporada, o Grande Prêmio do Brasil. Na penúltima curva da última volta Hamilton ultrapassou Timo Glock, conseguindo a quinta colocação e o título, que até esse momento seria de Massa, vencedor da prova.

Acidente

Durante o treino classificatório para o Grande Prémio da Hungria, em 2009, Felipe Massa foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichelo. O piloto brasileiro ficou inconsciente e colidiu contra a proteção de pneus. Dois fatos comprovam que Massa ficou inconsciente: ele não soltou o volante do carro no momento da colisão (prática comum para se evitar fraturas) e a transmissão relatava que ele estava freiando e acelerando ao mesmo tempo.
Após o resgate de helicóptero, foi levado para o Hospital Militar de Budapeste, onde foram diagnosticadas fraturas no crânio e uma pequena lesão cerebral. O piloto teve de passar por uma cirugia e chegou a ficar em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos.
A mola que acertou o piloto da Ferrari era de aço, media 12 cm de diâmetro e pesava 800 gramas, componente do carro da Brawn GP. O impacto foi equivalente a 152 kg, considerando a velocidade do carro a 280 km/h (média em que é realizada a curva quatro de Hungaroring).[
Após 9 dias do acidente, o piloto deixou o Hospital de Budapeste caminhando e embarcou para o Brasil.] Chegando em São Paulo foi internado no Hospital Albert Einstein onde passou por uma série de exames que descartaram a necessidade de uma nova cirurgia e no dia seguinte recebeu alta.
Michael Schumacher chegou a ser anunciado para ser o substituto de Massa no grande prêmio da Europa, em Valência, na Espanha mas por não ter se recuperado completamente das lesões causadas por um acidente de moto em fevereiro acabou desistindo de retornar as pistas. O substituto de Massa nos grandes prêmios da Europa e da Bélgica foi o italiano Luca Badoer, que ficou em último lugar nas duas etapas (tanto no grid quanto na corrida). Por este motivo, Badoer não foi substituto de Massa a partir do GP da Itália em 13 de setembro. A partir de então, até o final da temporada, o substituto do piloto brasileiro foi o também italiano Giancarlo Fisichella.




Retorno às pistas

Em 28 de setembro de 2009, Massa voltou às pistas, pilotando kart no kartódromo da Granja Viana em São Paulo. Em 6 de outubro o piloto retornou a Ferrari, onde começou a treinar em um simulador. Seis dias depois o piloto iniciou os testes na pista de Fiorano, em Maranello, com o modelo F2007.

1990: Estréia em Campeonato de Kart
1998: Estréia em carros de corrida Fórmula Chevrolet
1999: Campeão Brasileiro da Fórmula Chevrolet
2000: Campeão da Fórmula Renault e Européia
2001: Campeão da Fórmula 3000 Euro-Sérieis(6 vitórias e 8 corridas)
2002:Piloto oficial de Fórmula 1pela Sauber Petronas( 4 pontos melhor classificação 5º colocado)
2003:Piloto de Teste da Ferrari Malboro
2004:Piloto oficial de Fórmula 1 pela Sauber Petronas(12 pontos melhor classificação 4º colocado)
2005: Piloto oficial de Fórmula 1 pela Sauber Petronas (11 pontos 13º lugar)
2006: Equipe Ferrari Marlboro (80 pontos 3º)
2007: Equipe Ferrari Marlboro (94 pontos 4º)
2008: Equipe Ferrari Marlboro (97 pontos 2º)
2009: Equipe Ferrari Marlboro (22 pontos 11°)



Felipe Massa e a esposa Ana Raffaela e o filho Felipe Bassi Massa, nascido em 1 de dezembro de 2009 em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário