terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Na Stock, Corinthians anuncia ex-engenheiros da F1


A Corinthians Motorsport, equipe de Stock Car do Corinthians que conta com o piloto brasileiro Ricardo Zonta, irá participar da temporada 2010 da categoria, em uma importante ação no ano de seu centenário. Para isso, já iniciou a contratação de novos reforços: dois nomes estrangeiros importantes para o comando de sua engenharia mecânica.


O britânico David Brown, duas vezes campeão mundial de Fórmula 1. De outro, o uruguaio Rodolfo Perdomo, que também passou pela Fórmula 1 e traz para a equipe uma iniciativa inédita, envolvendo universitários de Engenharia Mecânica.


A escuderia alvinegra, que é comandada por Ricardo Zonta, aposta na experiência da dupla para ameaçar o reinado das mais experientes da categoria. Brown atualmente chefia o piloto brasileiro nas sua investidas na Grand-Am, categoria de turismo norte-americana.


O ápice de sua carreira, no entanto, aconteceu no início da década de 1990, quando foi um dos engenheiros da Williams. Na época, Brown trabalhou diretamente com Nigel Mansell, Alain Prost e Ayrton Senna. Posteriormente, transferiu-se para a McLaren e passou a trabalhar no programa de novos pilotos da equipe britânica.


Perdomo também é bastante respeitado no meio automobilístico. Começou a trabalhar com corridas em 1987 na Fórmula 3 Sul-americana. No início dos anos 90, atuou na fábrica da Reynard, ao lado do piloto Gil de Ferran, no desenvolvimento dos chassis na Inglaterra.


De volta ao Brasil, esteve ao lado de outros nomes, como Tony Kanaan e Felipe Massa. Na Fórmula 1, trabalhou na equipe Jordan ao lado de Rubens Barrichello. Além disso, também esteve alguns anos na Fórmula Atlantic nos Estados Unidos.


Há três anos, o engenheiro deu início à coordenação de um curso inédito dentro da Universidade Tuiuti do Paraná para alunos de Engenharia Mecânica, visando a formação de profissionais especializados em automobilismo de competição. Esse programa, chamado Engmaker, vai inclusive levar três alunos para trabalhar dentro da equipe de Ricardo Zonta nesta temporada.

"Fico muito feliz, pois o curso é hoje o mais procurado da universidade e queremos retribuir da melhor forma possível essa chance que o Zonta está nos dando, depositando toda a confiança no nosso trabalho. Vamos implantar novas metodologias dentro da equipe, usando ferramentas gerenciais em toda a área de engenharia", disse Perdomo.


O uruguaio está atualmente dividindo o seu tempo entre o trabalho na equipe e as aulas à noite na universidade. Será a primeira vez que o engenheiro trabalhará na categoria principal da Stock Car, mas ele já esteve à frente da equipe ATW Motorsports da Copa Vicar durante três anos.



Nas próximas semanas, o Corinthians Motorsport também anuncia o companheiro de Zonta, que formará a "dupla de ataque" para brigar pelo título de 2010, ano do cententário do alvinegro paulistano. A temporada terá início no dia 28 de março em São Paulo.


"Fico muito feliz, pois o curso é hoje o mais procurado da universidade e queremos retribuir da melhor forma possível essa chance que o Zonta está nos dando, depositando toda a confiança no nosso trabalho. Vamos implantar novas metodologias dentro da equipe, usando ferramentas gerenciais em toda a área de engenharia", disse Perdomo.

O uruguaio está atualmente dividindo o seu tempo entre o trabalho na equipe e as aulas à noite na universidade. Será a primeira vez que o engenheiro trabalhará na categoria principal da Stock Car, mas ele já esteve à frente da equipe ATW Motorsports da Copa Vicar durante três anos.


Nas próximas semanas, o Corinthians Motorsport também anuncia o companheiro de Zonta, que formará a "dupla de ataque" para brigar pelo título de 2010, ano do cententário do alvinegro paulistano. A temporada terá início no dia 28 de março em São Paulo.


A parceria do Corinthians é com a RZ Motorsport, equipe de Ricardo Zonta, ex-piloto da BAR, Jordan e Toyota na Fórmula 1 e que será o competidor do time na Stock Car. O Corinthians deve participar das 12 etapas da categoria em 2010.

O carro, que terá a “bolha” da Peugeot (que não constrói o modelo, é apenas patrocinadora), usa o preto e branco do time do Parque São Jorge e o número 100, em alusão ao centenário corintiano.

O carro alvinegro já tem data para estrear: nos dias 1º e 2 de março, serão realizados os primeiros treinos da temporada da Stock Car, em Interlagos. No dia 28 do mesmo mês, a equipe disputa sua primeira corrida no mesmo autódromo - são 12 etapas na temporada.