sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Nelsinho Piquet na Nascar!

Nelsinho Piquet




O brasileiro Nelsinho Piquet anunciou seus planos para 2010. Ele competirá na Nascar, mais tradicional campeonato de stock car dos Estados Unidos.


O piloto brasileiro de 24 anos não entrou em detalhes sobre sua participação na categoria norte-americana, como a equipe. Mas afirmou que a transferência para os Estados Unidos não é uma decisão final em sua carreira, dando a entender que quer voltar ao automobilismo europeu em breve.


Nelsinho escreveu em seu site:


_Olá, pessoal,


Eu gostaria de falar um pouco sobre a temporada 2010. Não é sempre que tenho a chance de me dirigir antes a vocês, por isso fico muito feliz que dessa vez eu posso contar aqui em primeira mão as novidades.Passei os últimos meses avaliando cuidadosamente as minhas opções para este ano. Eu tinha que escolher uma direção e essa foi uma decisão difícil a ser tomada. Ser bem sucedido na Fórmula 1 sempre foi o meu objetivo, mas aprendi que felicidade é tão importante quanto ambição. Meus primeiros 18 meses na F1 não saíram exatamente como planejado, então decidi focar em algo diferente e escolhi competir na América do Norte. A NASCAR é extremamente competitiva e jamais alguém "de fora" conseguiu chegar e vencer na categoria. Será um desafio incrível e algo totalmente novo para mim. Sempre estive aberto a desafios e me dedicarei ao máximo nesta nova fase. Encontrei um ótimo grupo de pessoas, cheio de disposição para me ajudar e estou feliz e grato por eles estarem comigo nesta sequência da minha carreira. Sinto que será uma ótima experiência de vida, em um ambiente muito positivo. Tenho certeza de que este ano será fantástico e estou muito empolgado com as perspectivas para o meu futuro nas pistas. Informarei a voces mais detalhes sobre a temporada em si em breve.Claro que sentirei falta da Europa e de todos os amigos que tenho por lá, mas sempre terei as lembranças das vitórias e de momentos especiais dos quais me orgulho muito. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a cada pessoa que me apoiou de alguma forma em minha carreira na Europa, especialmente a minha equipe na GP2 e ao pessoal da Renault - sinto falta de vocês! Seguramente eu ainda competirei na Europa no futuro, mesmo porque um dos meus maiores sonhos sempre foi vencer as 24 Horas de Le Mans um dia.Gostaria de desejar a todos um ótimo ano.
Vamos acelerar juntos em 2010!Nelsinho Piquet


http://www.npiquet.com/


Biografia:



Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelsinho Piquet ou Nelson Piquet Jr. (Heidelberg, 25 de Julho de 1985), é um automobilista brasileiro nascido na Alemanha, mas transferiu-se para o Brasil ainda criança, e cresceu em Brasília. É filho do tricampeão brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet e da ex-modelo neerlandesa Sylvia Tamsma.


Primeiro dos três filhos de Nelson Piquet com a neerlandesa Sylvia Anna Macrike Tamsma, Nelsinho viveu com a mãe em Mônaco até os oito anos de idade, quando veio morar com o pai, em Brasília, e começou sua carreira no kart, em 1993. Permaneceu nessa categoria até 2000.
Em 2002 foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana. Depois de uma temporada arrasadora na Fórmula 3 Britânica, na qual se sagrou campeão no seu segundo ano de disputa, Nelsinho transferiu-se para a série GP2. Não obteve o mesmo sucesso na sua primeira temporada, contando com um equipamento mediano e prejudicado pelas desavenças entre a Piquet Sports (organização de seu pai, criada exclusivamente para ajudar a ascensão do jovem piloto à Fórmula 1) e a Hitech, as duas companhias que dividiam a equipe Hitech Piquet Sports.
Em 2006, pela equipe Piquet Sports, que assumiu o controle total da equipe na GP2, e teve como maior adversário o inglês Lewis Hamilton, piloto que dominou a Fórmula 3 européia e que se tornou o campeão, Nelsinho garantiu a segunda posição. Já treinou em algumas oportunidades com equipes de Fórmula 1, a Williams e a extinta BAR. Também participou da competição automobilística A1GP, uma competição entre nações, que foi disputada pela primeira vez entre a final de 2005 e início de 2006.
Em 2007 foi um dos pilotos de testes da Renault, ao lado de outro piloto brasileiro, Ricardo Zonta. Foi anunciado para 2008 como piloto titular ao lado de Fernando Alonso, pela equipe Renault. Ainda em 2008, também pela equipe francesa, conseguiu seu primeiro pódio, ao chegar na segunda colocação no Grande Prêmio da Alemanha, disputado no dia 20 de Julho daquele ano.
Porém, em 2009, não obteve pontos nas primeiras 10 provas da temporada, e acabou por ser demitido pela Renault em 3 de agosto, sendo substituído pelo franco-suíço Romain Grosjean.
Em 10 de setembro do mesmo ano, pouco depois da sua demissão, Nelsinho assumiu, perante a FIA, ter provocado o acidente ocorrido durante o GP de Cingapura de 2008, para beneficiar a equipe Renault. Desta forma, Piquet forçou a entrada do safety car o que facilitou a vitória do seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Segundo as investigações concluíram, Flavio Briatore, chefe da escuderia, e o diretor de engenharia, Pat Symonds, teriam pedido a Nelsinho que forjasse um acidente. Tal fato foi considerado um escândalo e pode determinar o encerramento definitivo da breve carreira do piloto na F1. A escuderia francesa alegou ter havido uma tentativa de chantagem, a fim de que Nelsinho pudesse continuar na temporada de 2009. Porém, Nelson Piquet, pai, disse ao jornal inglês “Daily Mirror”, que, ainda em 2008, informou o diretor de prova Charlie Whiting sobre a manobra da Renault para manipular o resultado no GP de Cingapura. Disse que só não falou com o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, porque temia prejudicar a carreira de Nelsinho.
Após o julgamento do caso pelo Conselho Mundial da FIA, Briatore foi banido da Fórmula 1. Pat Symonds foi suspenso por cinco anos. Quanto a Nelsinho Piquet, conforme lhe fora prometido quando entregou à FIA um dossiê sobre o episódio, não recebeu qualquer punição da Federação Internacional de Automobilismo, já que foi o autor da denúncia. Fernando Alonso, que se beneficiou do triste episódio, também não foi punido.


2010: Nascar!!!